FANDOM

Allen Neal Jones (2 de junho de 1977) mais conhecido pelo seu ring name AJ Styles, é um wrestler profissional americano que atualmente está em contrato com a WWE. Ele é mais conhecido por sua passagem de 12 anos trabalhando para a Total Nonstop Action Wrestling (TNA), juntamente com sua passagem pela Ring of Honor (ROH) entre 2002 e 2016, e pela New Japan Pro Wrestling (NJPW) de 2014 até 2016 como membro e o terceiro líder da stable Bullet Club.

Na TNA, Styles conquistou o NWA World Heavyweight Championship três vezes e o TNA World Heavyweight Championship duas vezes. Ele também foi o inaugural TNA X Division Champion, um título que ele conquistou seis vezes. Styles conquistou também o TNA King Of the Mountain Championship duas vezes: uma vez quando era chamado de TNA Legends Championship, e uma vez quando era chamado de TNA Global Championship. Styles é também conquistou diversos títulos de duplas, tendo sido sete vezes World Tag Team Champion em sua carreira, vencendo o NWA World Team Championship quatro vezes, o TNA World Tag Team Championship duas vezes, e um reinado com o ROH World Tag Team Championship.

Ao vencer o X Division, NWA World Tag Team, e NWA World Heavyweight, Styles foi o primeiro a completar a Tríplice Coroa da TNA. Styles passou a completar esta Tríplice Coroa outras cinco vezes, e é o único Wrestler a fazer isso mais de uma vez. Sua vitória sobre Booker T pelo TNA Legends Championship fez dele o primeiro homem a completar também o TNA Grand Slam Championship, o que ele fez duas vezes. Ele é também o único na história da TNA a ter conquistado todos os campeonatos masculinos e sancionados pela empresa ao longo de sua história. Somando todos, AJ Styles conquistou 19 campeonatos na TNA. Em 2010, ele se tornou o primeiro lutador da TNA para ser classificado na posição #1 na lista anual de 500 Wrestlers individuais da Pro Wrestling Illustrated.

Styles terminou a sua longa associação com a TNA em 2013 depois que seu contrato expirou, retornando a ROH (onde ele é foi Pure Wrestling e World Tag Team Champion). Em março de 2014, Styles assinou um contrato com a New Japan Pro Wrestling (NJPW) e conquistou o, IWGP Heavyweight Championship, em seu primeiro combate pela empresa. Entre TNA, ROH, e NJPW, Estilos conquistou 7 títulos mundiais e 23 títulos em geral. Além do seu trabalho pela NJPW e ROH, Styles, também trabalhou no circuito independente, onde conquistou inúmeros outros títulos adicionais, bem como, para uma quantidade total de 51 títulos.

Styles apareceu pela primeira vez na WWE (então WWF) em 2002, mas recusou um contrato de desenvolvimento com a empresa. Ele finalmente assinou um contrato de vários anos com a WWE mais de 14 anos depois, em Janeiro de 2016 e fez sua estréia oficial na Royal Rumble Match entrando em terceiro.

Início da Vida

Jones nasceu em Camp Lejeune na Carolina do Norte. Ele cresceu na pobreza, com seu pai sendo dependente alcoólico. Ele completou o segundo grau em Gainesville, Geórgia. Ele deixou a faculdade (em Anderson, Carolina do Sul, onde ele estava com uma bolsa parcial de wrestling) ele preferiu tentar a carreira no wrestling profissional, entrando em uma escola, porque seus amigos estavam fazendo isso e então ele decidiu tentar para descobrir se ele tinha ou não uma aptidão natural. Para complementar sua renda, ele trabalhou por cortando gramados e dirigindo uma ambulância.

Carreira no Wrestling Profissional

Início da Carreira

Jones foi treinado por Rick Michaels e estreou em 1998. Na promoção localizada na Georgia, National Championship Wrestling como "Mr. Olympia", um lutador mascarado, perdendo para Michael Brooks em seu primeiro combate. Em agosto de 1999, a ele tinha vencido o Television Championship. Em dezembro de 1999, a NCW fundiu-se com NWA Geórgia para formar a NWA Wildside, e Jones foi rebatizado "AJ Styles". Styles ganhou seu segundo Television Champion em 8 de janeiro de 2000. Ele perdeu o título para Eddie Gold em 1 de Abril e recuperou-lo pela terceira vez em 6 de janeiro de 2001, derrotando Air Paris durante a sua passagem como heel pela NWA Wildside como membro da stable do advogado da NWA Elite, Jeff G. Bailey, uma aliança de wrestlers. Seu reinado final terminou em 21 de fevereiro, quando ele perdeu para Robbie Rage em Athens, Georgia.

World Championship Wrestling (2001)

AJ Styles (315)

Styles e Paris nos últimos dias da WCW

Com sede em Atlanta a World Championship Wrestling (WCW) tinha observado Styles e Paris, e ofereceu a ambos um contrato no início de 2001. Styles foi rebatizado de "Air Styles" e foi colocado em uma tag team com Paris, chamada de "Air Raid". A gimmick de ambos era de ambos se vestindo de ternos. Air Raid apareceu no WCW Thunder, e em 5 de Março de 2001 em um episódio da WCW Monday Nitro eles foram inscritos em um torneio pelo recém-criado WCW Cruiserweight Tag Team Championship. Eles foram eliminados do torneio na primeira rodada pelos eventuais vencedores, Elix Skipper & Kid Romeo.

World Wrestling Federation (2002)

Styles fez duas aparições para a World Wrestling Federation: Na primeira em 26 de janeiro de 2002, no episódio da WWF Metal, contra The Hurricane na qual foi derrotado, e em uma Dark Match antes do episódio de 27 de janeiro do SmackDown, onde foi derrotado por Rico Constantino. Em abril, Styles recebeu uma oferta de contrato de desenvolvimento pela WWF, onde seria necessário que Styles tivesse que se para mudar para Cincinnati, Ohio, onde o território de desenvolvimento Heartland Wrestling Association estava localizado, Styles em última análise recusou o contrato, pois a mudança iria interferir com os planos universitários de sua esposa.

World Wrestling All-Stars (2002)

Styles excursionou na Austrália com a promoção World Wrestling All-Stars (WWA) em abril de 2002. Ele fez sua estréia pay-per-view no WWA: The Eruption em 13 de abril, em Melbourne, derrotando Nova e Jerry Lynn na mesma noite para se tornar WWA International Cruiserweight Champion, Styles mais tarde deixou o título vago.

Retorno a NWA Wildside (2002-2005)

Depois de sua temporada na World Championship Wrestling, Styles voltou para NWA Wildside e começou a perseguir a NWA Georgia Championship, então detido por Rick Michaels. Ele derrotou Michaels pelo título em 22 de dezembro de 2001, no Christmas Chaos. Enquanto campeão, Styles esteve envolvido em uma briga com o ex-cliente do manager Jeff G. Bailey, Jason Cruz, que estreou como doppelgänger de Styles, competindo com uma attire e moveset semelhantes. Styles perdeu o NWA Wildside Heavyweight Championship para David Young em uma Three Way Match, que também incluiu Rick Michaels em 23 de Março de 2002, no Hardcore Hell.

Pouco tempo depois, Styles assinou um contrato com a NWA: Total Nonstop Action e só voltou a Wildside para participações especiais e esporádicas devido a um aumento em suas feuds na TNA. Estas participações especiais chegaram a um ápice no Freedom Fight em julho de 2002, onde Styles era o último homem a entrar no "Holy Wars" Steel Cage Match pelo Wildside Championship. Ele fez várias aparições mais ao longo de 2002, derrotando Sonny Siaki, Jorge Estrada, e Jacey Norte em vários combates normais.

Em março de 2003, Styles foi derrotado pelo ex-rival K-Krush no Hardcore Hell. Em outubro de 2003, ele encabeçou outro card na Wildside, frente a Rainman. Styles teria sido NWA World Heavyweight Champion no momento do booking, e este foi programado para ser um combate pelo título, mas Jeff Jarrett derrotou Styles pelo título apenas três dias antes da luta marcada. Como resultado, Jarrett concordou em defender o NWA World Heavyweight Championship em uma Three Way Match. Jarrett, no entanto, se retirou do evento na última hora, deixando Styles e Rainman a lutar entre si em um combate sem o título envolvido que foi ganho por Rainman seguinte interferência de Jeff G. Bailey. Styles derrotou David Young no Christmas Chaos em dezembro de 2003. Em 26 de março de 2004 no evento de duas noites Hardcore Hell ele derrotou seu protegido Seth Delay em uma impromptu match, em seguida, se aliou com Gabriel e Altar Boy Luke (com Dusty Rhodes no seu corner) para derrotar Rainman, Azrael e "The Fallen Angel" Christopher Daniels no evento principal de Six-man Tag Team Match na noite seguinte.

Após uma ausência de quase um ano, Styles lutou pela última vez na Wildside em 25 de março de 2005, que ele perdeu para David Young em um combate em que recebeu uma ovação de pé pelos fãs presentes. Após este combate, Styles recebeu um prêmio do promotor da Wildside, Bill Behrens, juntamente com David Young e Rick Michaels.