FANDOM

Allen Neal Jones é um wrestler profissional americano atualmente em contrato com a World Wrestling Entertainment (WWE), onde se apresenta na divisão, SmackDown sob o ring name AJ Styles.

Considerado há muito tempo como um dos melhores wrestlers profissionais do mundo, Styles encabeçou diversos eventos pay-per-view internacionalmente. Styles estreou em 1998 e competiu por várias promoções independentes, antes de ganhar sua primeira exposição mainstream na World Championship Wrestling (WCW) em 2001. De 2002 a 2014, tornou-se amplamente conhecido por sua passagem na Total Nonstop Action Wrestling (TNA), que descreveu ele como "a pedra principal da empresa desde o início em 2002". Dentro dessa organização, Styles conquistou o NWA World Heavyweight Championship três vezes e o TNA World Heavyweight Championship duas vezes e foi o campeão inaugural do X Division Championship, que ele ganhou seis vezes. Styles é o primeiro wrestler profissional a completar a Tríplice Coroa da TNA (cinco vezes) e o Grand Slam (duas vezes).

Em 2010, Styles se tornou o primeiro wrestler contratado pela TNA a ser classificado como #1 na lista anual da PWI 500 da revista Pro Wrestling Illustrated (PWI). Ele apareceu simultaneamente pela Ring of Honor (ROH) de 2002-2006, onde se tornou o primeiro ROH Pure Champion. Em 2014, Styles assinou com a New Japan Pro-Wrestling (NJPW) e conquistou o IWGP Heavyweight Championship duas vezes, sendo a primeira em seu combate de estréia. E também tornando-se o terceiro líder da stable Bullet Club. Styles também ganhou vários títulos em circuitos independentes internacionais, incluindo o PWG World Championship.

Styles apareceu pela primeira vez na WWE (então WWF) em 2002, mas recusou um contrato de desenvolvimento que ele foi oferecido com a empresa. Ele assinou um contrato de vários anos com a WWE quatorze anos depois, em janeiro de 2016, fazendo sua re-estréia naquele mês e indo para conquistar o WWE Championship em setembro. Tanto a PWI quanto o Wrestling Observer Newsletter (WON) votaram nele como o wrestler do ano de 2016, em 2017, ele foi incluído no Wrestling Observer Newsletter Hall of Fame. Com a sua segunda conquista do WWE Championship em Manchester na Inglaterra, em novembro de 2017, Styles foi reconhecido pela WWE como o primeiro wrestler a ganhar o título fora da América do Norte. Aos 371 dias, este reinado é o mais longo na história da SmackDown sob a brand extension, quebrando o recorde anterior de 280 dias detido por John Bradshaw Layfield de 2004-2005. O reinado dele também é reconhecido como o oitavo maior geral (empatado com o reinado de Randy Savage em 1988-1989).

Início da Vida

Jones nasceu em Camp Lejeune na Carolina do Norte. Ele cresceu na pobreza, com seu pai sendo dependente alcoólico. Ele completou o segundo grau em Gainesville, Geórgia. Ele deixou a faculdade (em Anderson, Carolina do Sul, onde ele estava com uma bolsa parcial de wrestling) ele preferiu tentar a carreira no wrestling profissional, entrando em uma escola, porque seus amigos estavam fazendo isso e então ele decidiu tentar para descobrir se ele tinha ou não uma aptidão natural. Para complementar sua renda, ele trabalhou por cortando gramados e dirigindo uma ambulância.

Carreira no Wrestling Profissional

Início da Carreira

Jones foi treinado por Rick Michaels e estreou em 1998. Na promoção localizada na Georgia, National Championship Wrestling como "Mr. Olympia", um lutador mascarado, perdendo para Michael Brooks em seu primeiro combate. Em agosto de 1999, a ele tinha vencido o Television Championship. Em dezembro de 1999, a NCW fundiu-se com NWA Geórgia para formar a NWA Wildside, e Jones foi rebatizado "AJ Styles". Styles ganhou seu segundo Television Champion em 8 de janeiro de 2000. Ele perdeu o título para Eddie Gold em 1 de Abril e recuperou-lo pela terceira vez em 6 de janeiro de 2001, derrotando Air Paris durante a sua passagem como heel pela NWA Wildside como membro da stable do advogado da NWA Elite, Jeff G. Bailey, uma aliança de wrestlers. Seu reinado final terminou em 21 de fevereiro, quando ele perdeu para Robbie Rage em Athens, Georgia.

World Championship Wrestling (2001)

AJ Styles (315)

Styles e Paris nos últimos dias da WCW

Com sede em Atlanta a World Championship Wrestling (WCW) tinha observado Styles e Paris, e ofereceu a ambos um contrato no início de 2001. Styles foi rebatizado de "Air Styles" e foi colocado em uma tag team com Paris, chamada de "Air Raid". A gimmick de ambos era de ambos se vestindo de ternos. Air Raid apareceu no WCW Thunder, e em 5 de Março de 2001 em um episódio da WCW Monday Nitro eles foram inscritos em um torneio pelo recém-criado WCW Cruiserweight Tag Team Championship. Eles foram eliminados do torneio na primeira rodada pelos eventuais vencedores, Elix Skipper & Kid Romeo.

World Wrestling Federation (2002)

Styles fez duas aparições para a World Wrestling Federation: Na primeira em 26 de janeiro de 2002, no episódio da WWF Metal, contra The Hurricane na qual foi derrotado, e em uma Dark Match antes do episódio de 27 de janeiro do SmackDown, onde foi derrotado por Rico Constantino. Em abril, Styles recebeu uma oferta de contrato de desenvolvimento pela WWF, onde seria necessário que Styles tivesse que se para mudar para Cincinnati, Ohio, onde o território de desenvolvimento Heartland Wrestling Association estava localizado, Styles em última análise recusou o contrato, pois a mudança iria interferir com os planos universitários de sua esposa.

World Wrestling All-Stars (2002)

Styles excursionou na Austrália com a promoção World Wrestling All-Stars (WWA) em abril de 2002. Ele fez sua estréia pay-per-view no WWA: The Eruption em 13 de abril, em Melbourne, derrotando Nova e Jerry Lynn na mesma noite para se tornar WWA International Cruiserweight Champion, Styles mais tarde deixou o título vago.

Retorno a NWA Wildside (2002-2005)

Depois de sua temporada na World Championship Wrestling, Styles voltou para NWA Wildside e começou a perseguir a NWA Georgia Championship, então detido por Rick Michaels. Ele derrotou Michaels pelo título em 22 de dezembro de 2001, no Christmas Chaos. Enquanto campeão, Styles esteve envolvido em uma briga com o ex-cliente do manager Jeff G. Bailey, Jason Cruz, que estreou como doppelgänger de Styles, competindo com uma attire e moveset semelhantes. Styles perdeu o NWA Wildside Heavyweight Championship para David Young em uma Three Way Match, que também incluiu Rick Michaels em 23 de Março de 2002, no Hardcore Hell.

Pouco tempo depois, Styles assinou um contrato com a NWA: Total Nonstop Action e só voltou a Wildside para participações especiais e esporádicas devido a um aumento em suas feuds na TNA. Estas participações especiais chegaram a um ápice no Freedom Fight em julho de 2002, onde Styles era o último homem a entrar no "Holy Wars" Steel Cage Match pelo Wildside Championship. Ele fez várias aparições mais ao longo de 2002, derrotando Sonny Siaki, Jorge Estrada, e Jacey Norte em vários combates normais.

Em março de 2003, Styles foi derrotado pelo ex-rival K-Krush no Hardcore Hell. Em outubro de 2003, ele encabeçou outro card na Wildside, frente a Rainman. Styles teria sido NWA World Heavyweight Champion no momento do booking, e este foi programado para ser um combate pelo título, mas Jeff Jarrett derrotou Styles pelo título apenas três dias antes da luta marcada. Como resultado, Jarrett concordou em defender o NWA World Heavyweight Championship em uma Three Way Match. Jarrett, no entanto, se retirou do evento na última hora, deixando Styles e Rainman a lutar entre si em um combate sem o título envolvido que foi ganho por Rainman seguinte interferência de Jeff G. Bailey. Styles derrotou David Young no Christmas Chaos em dezembro de 2003. Em 26 de março de 2004 no evento de duas noites Hardcore Hell ele derrotou seu protegido Seth Delay em uma impromptu match, em seguida, se aliou com Gabriel e Altar Boy Luke (com Dusty Rhodes no seu corner) para derrotar Rainman, Azrael e "The Fallen Angel" Christopher Daniels no evento principal de Six-man Tag Team Match na noite seguinte.

Após uma ausência de quase um ano, Styles lutou pela última vez na Wildside em 25 de março de 2005, que ele perdeu para David Young em um combate em que recebeu uma ovação de pé pelos fãs presentes. Após este combate, Styles recebeu um prêmio do promotor da Wildside, Bill Behrens, juntamente com David Young e Rick Michaels.