FANDOM

Capitol Wrestling Corporation foi uma promoção americana de wrestling profissional e a antecessora para a World Wide Wrestling Federation (WWWF) hoje conhecida como WWE. Fundada por Jess McMahon e Toots Mondt em 1952, a Capitol Wrestling Corporation é o precursor de hoje Titan Sports (agora conhecida como WWE) de atualmente comandada pelo neto de Jess, Vincent Kennedy McMahon.

História

Jess McMahon era um promotor de boxe de sucesso que começou a trabalhar com Tex Rickard em 1926. Com a ajuda de Rickard, ele começou a promover boxe no terceiro do Madison Square Garden. Alguns anos antes, o lutador profissional Toots Mondt tinha criado um novo desafio de luta livre profissional que ele chamou de "slam bang Ocidental Estilo Wrestling". Ele convenceu o lutador Ed Lewis e seu gerente Billy Sandow para implementar esta nova solução para a indústria do wrestling. Após isso, ele formou uma promoção com ambos os homens e persuadiu muitos lutadores de assinar contratos com o seu Trio Gold Dust. Depois de muito sucesso, um desacordo sobre o poder fez com que o trio fosse a dissolver e, com ele, a sua promoção. Mondt mais tarde formou parcerias com vários outros promotores, incluindo Jack Curley, na cidade de Nova York. Mondt, eventualmente, assumiu cena de luta de Nova York, devido ao fato de Curley estar morrendo devido a uma doença, e então com a ajuda de vários bookers, um dos quais era Jess McMahon.

Juntos, McMahon e Mondt criaram a Capitol Wrestling Corporation Ltd. (CWC), que mais tarde se juntou a National Wrestling Alliance em 1953. Em novembro de 1954, Jess McMahon morreu e Ray Fabiani, um dos sócios de Mondt, trouxe Vincent James McMahon, filho de Jess. McMahon e Mondt foram muito bem sucedidos e logo controlavam cerca de 70% do booking da NWA, em grande parte devido à sua posição dominante na região do Nordeste do país densamente povoada eles também se tornaram o principal território da NWA.

World Wide Wrestling Federation (WWWF)

No início de 1963, a Capitol formou a World Wide Wrestling Federation (WWWF), a precursora da atual WWE, depois de uma disputa com a NWA sobre Buddy Rogers sendo bookado para conquistar o NWA World Heavyweight Championship. Os dois homens deixaram a empresa em protesto após o incidente e formaram a WWWF no processo, a concessão de Rogers do novo WWWF World Heavyweight Championship em abril daquele ano. Ele perdeu o título para Bruno Sammartino, um mês depois em 17 de maio de 1963, depois de sofrer um ataque cardíaco uma semana antes do combate.

A WWWF operou de forma conservadora em comparação com outros territórios no pro Wrestling, pois teve as suas principais arenas mensais, em vez de semanal ou bi-semanal, geralmente com um babyface campeão derrotando vários heels em programas que consistiam de uma a três partidas. Depois de fechar um negócio com programa de televisão e transformando lutador um preliminar Lou Albano como um manager para os heels de de Sammartino, a WWWF estava fazendo venda para fora do negócio por volta de 1970.

Mondt deixou a empresa no final de 1960 e, embora a WWWF tinha se retirado da NWA, Vince McMahon Sr. calmamente voltou em 1971. Na reunião anual da NWA em 1983, os McMahons e a WWF empregaram Jim Barnett e todos se retiraram da organização.

Venda a Titan Sports

Ao março de 1979, para fins de marketing, a World Wide Wrestling Federation foi renomeada World Wrestling Federation (WWF). Nesse mesmo ano, o filho de Vincent J. McMahon, Vincent K. McMahon, fundou a Titan Sports Inc., originalmente em Massachusetts, e foi constituída em 21 de fevereiro de 1980.

Em 1982, a Titan Sports Inc. adquiriu as operações do Capitólio, mudando efetivamente a sua sede para Greenwich, Connecticut. Em uma tentativa de fazer a WWF a promoção máxima de wrestling no mundo, McMahon começou um processo de expansão que mudou fundamentalmente a indústria. No final, McMahon nunca iria viver para ver sua empresa crescer a partir de uma promoção territorial ao que é agora uma organização mundial. Ele morreu de câncer pancreático aos 69 anos em 24 de maio de 1984. Em 1985, a Titan se mudou para Stamford, Connecticut, em seguida, estabeleceu uma nova entidade em 1987, em Delaware, que mais tarde se fundiu com a antiga empresa em 1988. Titan mais tarde mudou seu nome a para World Wrestling Federation, antes de finalmente se tornar World Wrestling Entertainment em 2002.

Ver também