FANDOM

Nuufolau Joel Seanoa (17 de Março de 1979) é um wrestler profissional samoano/americano, mais conhecido pelo seu ring name Samoa Joe, atualmente está sob contrato com a WWE, onde ele trabalha no território de desenvolvimento NXT, onde ele é o atual NXT Champion. Anteriormente, ele era mais conhecido por suas passagens pela Total Nonstop Action Wrestling (TNA) e Ring of Honor (ROH).

Depois de começar a treinar 1999, Seanoa começou sua carreira em 2000 na Ultimate Pro Wrestling (UPW), onde deteve o UPW Heavyweight Championship uma vez. Em 2001, ele fez sua primeira aparição na WWE sob um acordo inter-promocional entre a WWE e a UPW.

Seanoa estabeleceu-se na Ring Of Honor do início da promoção, em 2002, detendo o ROH World Championship para um recorde de 21 meses a partir de maio de 2003 até dezembro de 2004. Ao chegar na TNA, estreando no PPV Slammiversary em junho de 2005, Seanoa embarcou em uma sequência invicto sem ser pinnado e submetido por 18 meses. Invencibilidade que chegou ao fim no Genesis PPV em novembro 2006, quando submeteu ao Angle Lock de Kurt Angle. Seanoa foi eleito o Wrestler mais impressionante do ano de 2005 pelos leitores do Wrestling Observer Newsletter, fazendo dele o primeiro de ambos ROH e TNA a ser eleito.

Ao longo de sua carreira, Seanoa ganhou vários título, incluindo uma dúzia entre ROH, TNA, e Japão. Ele ocupou o ROH World Championship e o ROH Pure Championship uma vez cada, o TNA World Heavyweight Championship uma vez, o TNA X Division Championship cinco vezes, o TNA World Tag Team Championship duas vezes (sendo um de três homens, incluindo Kurt Angle e Matt Morgan, ter conquistado e defendido o título sozinho), e o TNA Television Championship uma vez. Na Pro Wrestling Noah, Seanoa foi uma vez GHC Tag Team Champion com Magnus. Na Pro Wrestling Zero1, Seanoa (também competindo sob o ring name King Joe) e Keiji Sakoda foram os inaugurais NWA Intercontinental Tag Team Champions.

Seanoa também ganhou o Super X Tournament 2005 Cup, o King of the Mountain Match de 2008 (o único a reter um título neste combate), Completou a Tríplice Coroa da TNA, e o TNA Grand Slam. Em outras promoções notáveis ele já trabalhou na Pro Wrestling Guerrilla (PWG), Asistencia Asesoria y Administracion (AAA), e Westside Xtreme Wrestling (WXW). Ele deixou a TNA em fevereiro de 2015, brevemente competindo novamente na ROH e no circuito independente. Ele estreou oficialmente no território de desenvolvimento da WWE NXT, em Maio do mesmo ano e assinou um contrato de tempo integral com a empresa em junho.