FANDOM

A promoção original japonesa Universal Wrestling Federation (UWF) foi uma promoção japonesa de wrestling profissional que existiu entre 1984-1986, formada por lutadores que haviam deixado a New Japan Pro Wrestling. A promoção foi uma pioneira no estilo de Shoot Wrestling, que enfatizava movimentos realistas. Que foi revitalizada como a recém-nascida UWF em 1988. A UWF durou até 1990. Ele foi reavivada novamente em 1991 como Union of Wrestling Forces International (UWF International ou simplesmente UWFi), que por sua vez durou até 1996.

História

UWF Original (1984-1990)

O roster original incluía Rusher Kimura, Akira Maeda, Ryuma Go, Mach Hayato, e Gran Hamada. Logo, no entanto, eles se juntaram a Yoshiaki Fujiwara, Nobuhiko Takada, Satoru Sayama (o original Tiger Mask) e Kazuo Yamazaki, e isso mudou a orientação de wrestling da UWF do estilo tradicional para um estilo com mais artes marciais orientadas. Maeda, Fujiwara, Takada, Sayama e Yamazaki tinham sido artistas marciais antes de se juntar a New Japan Pro Wrestling, e eles começaram a incorporar movimentos realistas, incluindo submissions e chutes de kickboxing, que criou uma nova forma de luta livre chamada shoot-style. Kimura, Go, e Hamada, incapazes de lidar com o novo estilo, decidiram sair e se juntar a All Japan Pro Wrestling ao invés lugar.

Em 1984, outro ex-wrestler da NJPW, Osamu Kido, que havia trabalhado com Karl Gotch, entrou para a UWF. Mas, assim como a verdadeira promoção, Maeda e Sayama, as duas principais estrelas, começaram brigando uns com os outros sobre a essência do shoot style. Maeda queria focar os combates em apresentações, enquanto Sayama, um ex-kickboxer, queria focar em pontapés. Isso veio à tona em setembro de 1985, quando os dois supostamente pararam de sellar seus socos e chutes, em um combate que os fãs no Japão se referem como "going cement". O segundo combate, brutal deste tipo ocorreu em setembro do mesmo ano, quando Maeda e Sayama voltaram em suas greves. A partida terminou quando Maeda não vendeu um pontapé e, em vez acertou Sayama com um chute legítimo na virilha, causando uma desqualificação.

Como resultado, Maeda foi suspenso e depois demitido pela UWF. Sayama, amargurado com o wrestling após este episódio, deixou o UWF e não foi ouvido de novo no mundo do wrestling há 11 anos. A promoção foi dissolvida e grande parte do elenco voltou a New Japan.

Nova UWF (1990-1996)

A maioria do roster dos UWF originais deixaram a New Japan mais uma vez em 1988 para reformar a UWF como a recém-nascida UWF. Depois de Akira Maeda ser suspenso sem pagamento para disparar intencionalmente em Riki Choshu e eventualmente ser demitido da New Japan por se recusar a ir em uma excursão no exterior para o México, Takada, Yamazaki, Yoji Anjo, e o estreante Tatsuo Nakano concordaram em deixar a promoção em Fevereiro de 1988. A Recém-nascida UWF na verdade começou em março, com um Card soberbo que definia o padrão de luta livre do shoot style a seguir. Porque finalizações limpas (como, submissions ou nocautes no meio do ringue) foram utilizados, para que os fãs poderiam ver vencedores e perdedores claros, foi mais aceito como "luta real" do que na New Japan ou All Japan, que na época ainda estavam usando o padrão americano-originado de contagens e desqualificações.

Pouco depois da morte do imperador japonês Hirohito no início de 1989, Maeda teve uma reunião com o promotor da New Japan Antonio Inoki, no qual eles concordaram que Fujiwara, que havia permanecido na New Japan, mas agora queria sair, seria permitido a voltar UWF e trazer dois dos seus discípulos, Masakatsu Funaki e Minoru Suzuki, com ele. Naquele ano também viu a estréia do Kiyoshi Tamura, que ainda é reconhecido até hoje como um dos eminentes de estilo shoot wrestling no Japão.

1990 viu muitos altos e baixos no curto história da recém-nascida UWF. Futuras estrelas Masahito Kakihara e Yusuke Fuke estrearam, e um novo livro de regras foi construído, na qual a primeira pessoa a marcar 5 knockdowns (em que o adversário não poderia voltar-se ao mesmo tempo, semelhante as tentativas de K.O. no Boxe) iria ganhar, dando a 5- situação knockdown o mesmo peso que uma submissão. Shinji Jin, um não-wrestler que havia assumido para Maeda como presidente da promoção do ano anterior, queria para co-promover com outras federações e estilos, particularmente SWS e a Universal Lucha Libre de Hamada, mas Maeda, ressentindo outras formas de wrestling profissional de seus novos dias no Japão, decidiu colocar abandonar a ideia. Isto, e a general crise econômica japonesa da época, solicitado a recém-nascida UWF para fechar as suas portas com um Card de despedida no dia 1 de dezembro de 1990, em Matsumoto, Nagano .

Os lutadores UWF foram, assim, em seus caminhos separados. A maioria do elenco (Takada, Yamazaki, Anjo, Nakano, Tamura, Kakihara, e Shigeo Miyato) fundaram a UWF International, enquanto Fujiwara, Funaki, Suzuki e Fuke fundaram a Fujiwara Gumi, o que fez ideia de co-promoção de Jin em realidade. Quanto Maeda, ele, alguns novatos da antiga UWF, e os combatentes estrangeiros Chris Dolman e Dick Vrij fundaram Fighting Network RINGS, o que dedicam-se a pura luta livre de shoot wrestling sem realmente faturar-se como wrestling.